domingo, 3 de abril de 2011

Camões Vs Ibinda

Olá pessoal!
Em primeiro lugar, gostariamos de agradecer o pessoal pela constante visita ao blog.
Hoje vamos falar da língua portuguesa. Um tema pouco discutido na província. Practicamente iremos abordar a fonética e não necessariamente a gramática.
Para quem conhece a história sabe que nem tudo é agora como antes fora. Estamos todos sujeitos à evolução em todos os sentidos, e a fonética de camões não foge a regra. Também podemos falar português da forma que nos convém.
O nosso Ibinda é totalmente diferente do português que hoje somos obrigados a falar, escrever e aprender. Nós ja nascemos a falar o Ibinda, com excepção aos nossos filhos. Para muitos cabindas que viajam para uma outra provincia de Angola lhes são constantemente diagnosticado o SPMF (Síndrome de Portugues Mal Pronunciado). Certos momentos são acusados de serem cidadãos congoleses, sem saber que as grandes vilãs dessas histórias são as letras 'R' e 'J' que não constam no nosso Alfabeto. Para a adptação e pronunciamento é muito complicado para muitos visto que somos a segunda geração que utiliza o português no dia-dia na nossa região.
Não vemos o caso de vergonha se ainda não conseguiu se adaptar ao pronunciamento dessas letras ou palavras em que elas constam, porque o nosso idioma é o Ibinda, e é dele que temos que ter orgulho.
No mundo afora existem outros povos na mesma situação que a nossa. Mas eles simplesmente não se curvaram perante a esta situação, e um dos mais conhecido exemplo são os irmãos do Brasil. Esses conceguiram transformar o portugês e possuem uma gramática e fonética bem diferente a do original. Dentre os brasileiros, os cariocas possuem também a sua particular pronúncia no 'R'.
Não é sinómino de analfabetização pronunciar mal o 'R' ou 'J' apenas é questão de hábito (chineses confirmariam)
Entretanto, também não cabe a quem o sabe pronunciar, julgar aquele que aínda está por fora. Nossa Cabinda não é de desintelectuais, mas sim uma província que evolui sem deixar de lado as suas raízes.

4 comentários:

  1. Verdade Pura devia-se ensinar Ibinda nas escolas tambem. Eu quero aprender ibinda será que não podem me ajudar?

    ResponderEliminar
  2. Verdade Pura devia-se ensinar Ibinda nas escolas tambem. Eu quero aprender ibinda será que não podem me ajudar?

    ResponderEliminar
  3. Verdade Pura devia-se ensinar Ibinda nas escolas tambem. Eu quero aprender ibinda será que não podem me ajudar?

    ResponderEliminar
  4. Verdade Pura devia-se ensinar Ibinda nas escolas tambem. Eu quero aprender ibinda será que não podem me ajudar?

    ResponderEliminar