sábado, 26 de março de 2011

Cabinda

     Sejam Bem vindos a Cabinda!
      Cabinda é uma das 18 províncias da República de Angola, sendo um enclave limitado ao norte pela República do Congo, a leste e ao sul pela República Democrática do Congo e a oeste pelo Oceano Atlântico. A capital da província de Cabinda é a cidade de Cabinda, conhecida também com o nome de Tchiowa. Tem uma superfície de 7 283 km² e cerca de 300 000 habitantes. A população de Cabinda pertence na sua quase totalidade aos povos bantu, mais concretamente ao grupo Fiote, cuja língua, o Ibinda, é um dos dialectos do Kikongo.
     Administrativamente, a província é constituída pelos municípios de CabindaCacongoBuco-Zau e Belize. Por sua vez, os municípios se subdividem em respectivas comunas: Tando-Zinze, Malembo, Dinge, Massabi, Necuto, Nhuca, Luali, e  Miconje. Cabinda é a maior e única cidade da província e também a capital administrativa da mesma. 
    Como  se referimos antes, Cabinda e banhada pelo oceano Atlântico, e sendo a pesca a actividade sustentável dos povoações costeiras. Esta actividade sofreu um redução devido aos constantes derrames de petróleos que têm acontecido na região. Possui também inúmeros recursos hídricos. O maior rio da região é o Chiloango e lago Massabi o maior do enclave.
     Mais ao norte da província, concretamente nos municípios de Buco-Zau e Belize encontra-se a floresta do Mayombe. Mayombe oferece cerca de 250.000 hectares de floresta explorável e é o habitat natural de várias espécies de animais que noutrora permitiram que a caça fosse a segunda maior actividade sustentável na região.
     A agricultura não possui grande impacto na economia regional. Assim como a caça e a pesca, A agricultura e somente sustentável. 
     Apesar de possuir um só grupo étnico «Bakongo», Cabinda possui oito tribos que são caracterizadas por costumes e dialectos não tanto diferentes uns aos outros. Essas tribos são: BauoioBaviliBakwakongoBalingiBasundiBakokiBaiombe
    Nos dias de hoje na sociedade cabindense prevalece o tribalismo mas não tão forte quanto em outras regioes africanas.
     O maior ícone da cultura dos fiotes são os Bakamas. Tendo ainda como referencia cultural a casa de tinta 'Tchikumbi' - consagração de passagem de uma rapariga a fase adulta. 

  Clima é tropical húmido, com precipitações anuais em torno de 800 mm. A temperatura média anual varia entre os 25 e os 30º Celsius. Cabinda possui duas estações climáticas: O verão (tempo chuvoso) e Cacimbo (tempo seco)
     Cabinda terra abençoada por Deus, é abundante em recursos naturais, tais como: Petróleo, Madeira, Ouro, manganês, Fosfato, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário