Nascido aos 1 de Outubro de 1927 na aldeia de Povo Grande, D. Paulino Madeca foi um sacerdote e consequentemente o primeiro bispo da diocese de Cabinda. Foi ordenado padre em Luanda a 20 de Julho de 1958. A 1 de Outubro, com a criação da Diocese de Cabinda, foi nomeado Bispo de Cabinda. Em 2005 Paulino Madeca parte para a reforma e o nome indicado para seu sucessor abre uma crise sem precedentes na história da igreja de Cabinda e Angola. A posição de Madeca relativamente ao nome avançado é manifestado quando se recusa a estar presente na reunião extraordinária da CEAST, 31 de Maio de 2005, onde seria decidida a data da chegada do novo bispo a Cabinda, o qual não correspondia ao perfil designado na Carta de 1975 que apelava «à criação da Diocese de Cabinda onde o Bispo será autóctone».
Era tido como um dos grandes pilares da democracia na província e lutava por causas nobres e politicas.
Faleceu aos 9 de Janeiro de 2008 em Luanda. Rumores e conspirações na época apareceram dizendo que ás causas de sua morte eram obscuras. Dias antes o nosso ente-querido sofreu um leve Acidente Vascular Cerebral sem derrame cerebral.
Antes do seu desaparecimento físico, foi sucedido por D. Filomeno Viera Dias, que não foi bem recebido pela população local.
Deixou assim a província de luto e muita tristeza!
Em sua homenagem foi baptizada uma escola de base em 2001e foi erguida uma estátua defronte a paróquia Imaculada Conceição.
Que a sua alma descanse em paz!
Sem comentários:
Enviar um comentário