Fundada aos 28 de Maio de 1956 pelo então governador português do distrito do Congo, Jaime Pereira de Sampaio Forjaz de Serpa Pimentel .
Segundo alguns historiadores, o nome Cabinda tem origem da aglutinação da última sílaba da palavra "Mafuca" - que nos antigos Reinos de Loango, Cacongo e Ngoio era uma espécie de intendente geral do comércio e homem de confiança do Rei, que em nome deste último tratava de todas as transacções comerciais - e "Binda", que era o nome do Mafuca naquela época.
No século XIX, a cidade teve outras denominações: Porto Rico e Vila Amélia.
Tchowa Tchimuisi é outra designação dada a cidade de Cabinda. Tchowa, um nome dado pelos antepassados e Tchimuisi, nome da sereia que habitava os arredores da cidade de Tchowa.Geografia
O município possui 1 823 km². É limitado a Norte pelo município do Cacongo, a Este e Sul pela República Democrática do Congo, e a Oeste pelo Oceano Atlântico. A cidade encontra-se situada nas coordenadas 5° 33' Sul e 12° 12' Leste, a 24 metros de altitude.
O clima tropical faz de cabinda uma joia no coração de África.
Possui cerca de 186 000 habitantes (estimativa de 2006). Presentes na cidade, todas as oito tribos que constituem o sub grupo étnico Fiote.
Cabinda granjeia os seus habitantes e turistas pelo facto de ser uma das mais limpas cidade do país.
O centro da cidade é formado por vários edifícios administrativos infraestruturas diversas e edifícios residências, tendo como referências: A sede do governo provincial, o escritório da multi nacional Chevron, O edifício do BCI, o centro cultural Chiloango, hotel Maiombe, hospital provincial, pavilião multi-uso, Largo 1º de Maio, paróquia Nossa Senhora Rainha do Mundo, Aeroporto regional, O IMPC, estádio internacional do Chiazi e o Escritório da Meng. A periferia da cidade apresenta sérios problemas de urbanização que ao longo do tempo se vai aumentando. Os principais bairros periféricos da cidade são: Bairro Cmde Gika, Bairro Victória é certa, Bairro 1º de Maio e Bairro 4 de Fevereiro.
Esses bairros são interligados através de avenidas, ruas e ruelas. A avenida duque de Chiazi e Dr. Agostinho Neto são as que mais se destacam.
A educação na província também se destaca, devido ao significante aumento de infraestruturas educacionais para todos os níveis académicos, mas não sendo suficientes para a população, principalmente o ensino superior.
A maior actividade desportiva da cidade é o futebol, practicado em to todos os bairros. Futebol Club de Cabinda é a única equipe no mais alto escalão do futebol nacional. O basquetebol tenta ganhar espaço no seio dos munícipes que desde 1999 aquando a realização do primeiro Afro Basket na cidade que trouxe consigo encorajamento da práctica na nossa urbe. O andebol, voleibol, atletismo, karting e a natação também são muito practicados pelos citadinos.
Os principais pontos de entrada de pessoas e bens na cidade são: o aeroporto, o porto, a fronteira do Yema e do Massabi. Com vias amplamente reabilitadas com exepcção ao porto, Cabinda registra uma forte subida na sua economia e no turismo.
A principal fonte de receitas da cidade é o crude, mas também destacam-se a construção civil, a agricultura, transportes e a hotelaria e turismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário